Início » Histeroscopia
Histeroscopia
A histeroscopia cirúrgica é um procedimento cirúrgico (operação) que serve para tratamento de algumas patologias (doenças) benignas da cavidade uterina (interior do útero). Esta cirurgia é realizada sem ser necessária uma incisão cirúrgica (cicatriz). Nas situações mais simples pode ser realizada em consultório e, nos casos mais complexos, é realizada no bloco operatório, designando-se neste caso por ressectoscopia.
Uma vez que a histeroscopia cirúrgica é um procedimento com relativa facilidade de execução, associado a um baixo risco de complicações e a uma morbilidade mínima, tornou-se o tratamento de eleição nos casos de patologia intra-uterina.
Habitualmente, este procedimento é precedido pela realização de uma histeroscopia diagnóstica. A histeroscopia diagnóstica é o exame que permite visualizar e realizar o diagnóstico de uma patologia da cavidade uterina (interior do útero). Este exame é efetuado através de um aparelho (histeroscópio) e é realizado em consultório, não sendo necessário qualquer tipo de anestesia.
Assim, são indicações da histeroscopia cirúrgica realizada em consultório os pólipos endometriais de pequenas dimensões, os miomas uterinos submucosos pequenos, a exérese de sinéquias uterinas, a resseção de septos uterinos, a remoção de dispositivo intra-uterino (DIU) retido e a laqueação tubária.