A Endometriose é uma doença benigna, que caracteriza-se pela proliferação do tecido chamado endométrio para fora da cavidade uterina, local em que ele normalmente se desenvolve.
Ela pode ser assintomática, e quando os sintomas aparecem são esses os principais: Cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual, e infertilidade.
Hoje separei 5 fatos interessantes sobre a endometriose, confira no abaixo:
1. Atividades físicas são benéficas no tratamento
Caminhada, corrida, natação e bicicleta são boas opções que ajudam a diminuir o limiar estrogênico e a melhorar a imunidade das pacientes.
2. O estresse é um fator de risco
Das questões ligadas à imunidade, uma delas é o estresse. Mulheres com endometriose têm maiores traços de estresse e ansiedade.
3. O acompanhamento psicológico é um aliado
A psicoterapia fornece o apoio necessário para ajudar as pacientes a lidar melhor com o emocional, como a ansiedade causada pela dificuldade para engravidar.
4. Tratamento pode ser cirúrgico ou clínico
Em casos de endometriose avançada, é necessário tratamento cirúrgico. Já os casos em fase inicial, há possibilidade de tratamento clínico.
5. Pode surgir da primeira até a última menstruação
A média de idade quando o diagnóstico é feito é de 32 anos, mas a endometriose pode ocorrer também na adolescência e após os 40 anos.
Consulte seu ginecologista de confiança com regularidade. E em caso de dúvidas, comente ou envie-nos uma mensagem!